O surto demográfico operado nas Minas,graças aos esvaziamentos de outras áreas da colônia do Brasil e de Portugal, causou apreensão no reino. Em ambas constatou-se desde logo a carência de trabalhadores nas mais diversas atividades. Foi tal monta a avidez pelo ouro,que muitos sujeitos resolveram dispor dos bens, pensando ressacir-se prodigamente assim que chegassem às lavras, cinfiados na boa sorte.
Já na colônia do Brasil os portugueses eram registrados com seus nomes de batismo. Predominavam os nomes de Antônio,João, Joaquim, Manoel, Francisco e José, acrescido do nome da cidade de origem, a exemplo de Antônio Francisco de Lisboa, Joaquim José de Coimbra, José de Guimarães, Manoel Viana ,entre outros. Seguem as famílias provenientes de Porto, de Braga e outras localidades.

Além dos portugueses de procedência definida chegavam os camados cristãos novos, Eram cidadãos procedentes de outros países (geralmente judeus) e que passavam uma temporada em Portugal. Estes adotaram sobrenomes derivados de plantas e animais, tais como Manoel Gomes de Carvalho e José Joaquim Lobo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário